O Daimon Eros



   O nome Daimon tem diversos significados dependendo apenas do contexto histórico e da mitologia grega,  do latim Daemon, e no português como Daimon.
              O primeiro atributo era dos Deuses Inferiores da Mitologia grega, onde se colocava que os Daimoes(espíritos) eram mensageiros dos Deuses para com os homens, progressivamente este foi tomando várias formas, até chegar ao significado de Sócrates, que era um: gênio ou inteligência invisível que teria a função de mediar às relações do homem perante o divino.
          Platão dizia no Banquete, que o Daimon era um auxiliar do homem sendo o intermediário, estabelecendo assim um vinculo profundo com Deus.
   A outra parte vem com o Eros (amor), abordado como um espírito -um dos Daimones- traçado como sendo o belo e a pureza, e somente com amor o homem então poderia se tornar um ser divino.
  Se lermos em separados, os significados não nos farão sentido, então só os juntando para poder compreender assim em sua totalidade, no banquete, Sócrates -um dos personagens do livro- afirmava que Eros era um Daimon, sendo assim um intermediário, do belo e do feio, do justo e do injusto, da sabedoria e da ignorância, etc.
  Assumindo-se assim um papel de busca e aperfeiçoamento, sendo que homem tendo dentro de si o Daimon Eros deve estar sempre na busca do belo, na busca da sabedoria, estando em uma busca constante da verdade, para que assim um dia possa este se tornar um ser que transcendente a natureza humana, encontrando o Belo Supremo, que seria a Beleza Verdadeira, que em outras palavras podemos falar que: Daimon Eros é a busca constante da sabedoria, sendo assim como um verdadeiro filósofo, um verdadeiro amante do saber.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Seguidores